
Com o objetivo de reunir os principais profissionais de mídia exterior para debater tendências do setor, a Central do Outdoor, maior associação de mídia OOH do país e uma das cinco maiores do mundo, está realizando a 34ª Convenção Nacional Central de Outdoor, o maior encontro de mídia exterior do país. Dentre os assuntos debatidos no evento está o potencial da capital carioca e a sua economia criativa, que foi pauta do painel intermediado por Felipe Davis, diretor de Novos Negócios da Central de Outdoor, CEO da OOH Brasil e conselheiro do Conar. A mesa foi composta por Thomaz Naves, diretor comercial e de marketing da Record Rio e Presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Fátima Rendeiro, Diretora de Relações com o Mercado do Grupo de Mídia Rio de Janeiro, e Bruno Pinaud, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Fátima Rendeiro, diretora de Relações com o Mercado do Grupo de Mídia Rio de Janeiro, abriu o debate comentando sobre o potencial da capital carioca, que tem uma capacidade inovadora graças à mistura cultural típica da cidade. “Falando de identidade cultural, o Rio tem uma vocação na cultura, com o turismo e um estilo de vida mais despojado, além de ser uma cidade muito exterior devido à natureza. Outro ponto é a força da periferia, que tem muitas referências de tendências, inclusive com a sua criatividade”.
Ela ainda ressaltou sobre o trabalho que tem sido executado pela gestão municipal, que tem como meta transformar a capital carioca em um local de inovação referência na América Latina. “A disposição inovativa de oferecer o território forte mostra que a cidade acredita que a gente pode exercer esse valor de inovação, como está sendo planejado e já está sendo trabalhado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. E os cariocas acreditam que isso pode ser desenvolvido economicamente. 77% deles acreditam que o Rio tem potencial para as suas principais rampas de inovação da América Latina”, aponta.
Já Bruno Pinaud, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, destacou sobre o potencial da mídia OOH no cenário da disputa por atenção e pontuou as semelhanças entre o carioca e a mídia exterior. “Eu acho que o carioca e o outdoor são essencialmente muito parecidos. Vocês estão com a faca e o queijo na mão, no lugar certo, com visibilidade internacional e todas as possibilidades de uma população que é curiosa, quer saber mais, quer experimentar coisas”.
Por outro lado, o profissional disse que um dos maiores desafios para o desenvolvimento da inovação na cidade é que no Rio de Janeiro não se fala muito sobre negócios. “Em São Paulo as pessoas falam de negócios. No Rio, esse comportamento é menos comum. Por isso, criamos uma campanha para incentivar os cariocas a falarem mais sobre negócios, chamada ‘o RIO é ROI'. Nós precisamos mostrar que aqui, o ambiente de negócios tem mais ambiente, que o mercado é preciso até no inverno”.
Por fim, Thomaz Naves, presidente da ABMN, complementou argumentando sobre a importância de focar no potencial que o Rio, e o país como um todo, já têm, e não naquilo que ainda falta. Afinal, apesar das dificuldades, o Brasil é um país que tem muito potencial e já é uma referência em muitos aspectos no mundo dos negócios. “A gente precisa parar de falar do que falta e começar a usar o que a gente tem. É preciso utilizar mais todo o potencial que o Brasil tem, em vez de ficar argumentando o que não temos”.
Campanha “Rio é ROI”
Apresentada no final do painel, a campanha “O Rio é ROI” é uma iniciativa do Clube de Criação do Rio de Janeiro, da Central de Outdoor, da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN) e do Grupo dos Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro em parceria e direcionada para veiculação em mídia OOH. O objetivo é incentivar os cariocas a falarem mais sobre negócios.
Felipe Davis, diretor de Novos Negócios da Central de Outdoor, CEO da OOH Brasil e conselheiro do Conar, conta que a iniciativa surgiu durante as reuniões de pauta para o evento, com a missão de mostrar ao mundo o potencial da capital carioca. “A iniciativa ocorreu durante a reunião de pauta sobre a convenção juntamente com o Clube da Criação, ABMN e Grupo de Mídia RJ e teve o objetivo de mostrar para todo o Brasil um Rio de Janeiro que é também capital de negócios, sendo o segundo PIB do Brasil, e cenário de várias possibilidades para a mídia OOH e DOOH. A campanha foi lançada no palco e ao sair do evento todos já serão impactados por ela através da mídia OOH. É a força do associativismo para promover importantes pautas das cidades”.
34ª Convenção Nacional Central de Outdoor
Com o mote “Conectando o futuro da mídia OOH”, o evento reúne mais de 300 participantes, exibidores de todos os estados brasileiros e representantes de 10 países vindos da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia: Argentina, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Jordânia, México, Portugal e Reino Unido. Com um público recorde, o encontro reforça a importância da mídia exterior e o compromisso do setor com inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A mídia out of home mantém sua posição de destaque entre os meios que mais captam investimentos publicitários no Brasil. De acordo com o relatório mais recente do Cenp-Meios, divulgado em fevereiro de 2025, o OOH representou 11,5% do total investido em publicidade entre janeiro e setembro de 2024. No período, as agências de publicidade que integram o painel movimentaram R$ 17,8 bilhões em compra de mídia, um crescimento de 18,93% em relação ao mesmo intervalo de 2023, quando o montante foi de R$ 14,9 bilhões.
O aumento da participação do OOH, que em 2023 representava 10,8% do bolo publicitário, reflete a consolidação do meio. A evolução de ferramentas tecnológicas, a diversificação de formatos interativos e a forte conexão do público com as campanhas out of home têm impulsionado esse crescimento nos últimos anos.
Direcionada a empresários, diretores, gerentes e executivos de exibidoras e agências de planejamento de todo o país, associados ou não, a 34ª Convenção Nacional Central de Outdoor traz, nesta edição, o mote “Conectando o futuro da mídia OOH”. O encontro convida os participantes a aprimorarem a gestão de seus negócios e a refletirem sobre temas estratégicos, como o futuro do mercado, empresas com propósito, impacto na comunidade e cases de sucesso.
A 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor tem patrocínio master da The Led e AdsmovilOOH. Além disso, conta com apoio das empresas 4yousee, Bebot, Inviron, Sigpel e WDC Networks.